Início > Java, SCJP > Convenções de código Java

Convenções de código Java

O esforço despendido na criação do software é de 20% e 80% para melhorias e manutenções, portanto programar usando um conjunto de padrões irá diminuir o esforço envolvido na melhoria ou manutenção do software.A sun, agora Oracle, criou um conjunto de padrões de progranação Java e inteligentemente criou um documento chamado Convenções de Código Java. Trata-se de um documento facíl e curto de ler (eu recomendo).

  • Classes e interfaces: A primeira letra deve ser maiúscula e, se o nome for constituido de outros nomes, deve usar a inicial de cada nome com a letra maiúscula esse é um formato camelCase. Para classes, os nomes devem normalmente ser substantivos. Por exemplo:

Dog // cachorro

PrintWriter // Impressora

Para interfaces, os nomes devem normalmente ser adjetivos, como:


Runnable //Executável

Serializable //Serializável
  • Métodos: A primeira letra deve ser minúscula, e depois as regras do camelCase normais devem ser usadas. Os nomes devem normalmeteser verbo-substantivo. Por exemplo.:

getBalance // obterBalanço

doCalculation // fazerCálculo

setCustomerName // definirNomeDoCliente
  • Variáveis: Como nos métodos o formato camelCase deve ser usado, começando com a primeira letra minúscula e com nomes significativos. Por exemplo:

buttonWidth // larguraDoBotão

accountBalance // balançoDaConta
  • Constantes: As constantes Java são criadas marcando-se como static e final. Elas devem ser nomeadas usando letras maiúscula com caracteres underscore como separadores. Por exemplo:

MIN_HEIGHT // ALTURA_MINIMA

Regras de nomeação de propriedades JavaBean

  • Se a propriedade não for booleana, o prefixo do método getter deve ser get. Por exemplo, getSize() é um getter JavaBeans válido para uma proriedade chamada size.
  • Se a propriedade for booleana, o prefixo do método getter deve ser get ou is. Por exemplo, tanto getStopped quanto isStopped são válidos para uma propriedade booleana.
  • O prefixo do método setter deve ser set.Por exemplo, setSize( int v ) é o nome válido para uma propriedade chamada size.
  • Para completar o nome de um método getter ou setter, deve-se mudar a primeira letra do nome da propriedade para maiúscula e depois juntar a ela o prefixo adequado (get, is ou set).
  • As assinaturas de métodos setter devem ser marcadas como public, com um tipo de retorno void e um argumento que represente o tipo da propriedade.
  • As assinaturas do método getter devem ser marcadas como public, não usar argumentos e ter um tipo de retorno que bata como tipo de argumento do método setter para a propriedade em questão.
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: